sexta-feira, abril 17, 2009

O voo da águia

Um dos lugares mais lindos do Rio é a Cinelândia. Pra mim, bate de longe regiões centrais como a Praça Mauá, a Praça XV e o Largo da Carioca. Só o conjunto dos Arcos da Lapa com a rua Lavradio e a visão aérea da Candelária chegam perto, mas a Cinelândia tem um charme incomparável.

Gosto do mix de prédios novos e antigos, a história dos cinemas da região (de onde veio o apelido, lógico) e toda aquela confusão da praça Mahatma Ghandi, apesar da desordem urbana tão gritante. Quem já olhou do alto dos prédios ainda pôde perceber o show dos desenhos e mosaicos nas calçadas feitos de pedras portuguesas brancas, pretas e vermelhas.

O legal é que aos poucos cada um dos prédios históricos da área está sendo reformado. Além dos cinemas Odeon e Palácio, já foi a vez do Centro Cultural da Justiça Federal (antigo Supremo Tribunal Federal), do Museu Nacional de Belas Artes (que ficou lindo após a reforma mas inexplicavelmente não possui um merecido sistema de iluminação externa) e do Hotel Serrador, que ficou fechado por anos e está quase pronto. Nos últimos meses, a Biblioteca Nacional, uma jóia arquitetônica abandonada, também começou a ser recuperada.

Mas a maior e mais aguardada reforma tem data para ser entregue: da 14 de julho o Rio recebe um Theatro Municipal novinho em folha. No último sábado, o símbolo do prédio foi retirado do topo para restauração: a imensa águia de cobre voou belissima sobre a praça e pousou na calçada da Rua 13 de maio. O mais bacana foi a atitude de colocarem janelas de acrílico nos tapumes pro povo poder acompanhar o trabalho e admirar a obra. O máximo, né?

Por isso essa cidade me encanta.

---

Mais sobre a história da Cinelândia aqui.

2 comentários:

Thiago Lasco disse...

Também acho a Cinecittà carioca um charme!

Daniel Cassus disse...

Eu tinha lido em algum lugar que a reforma não vai ficar pronta a tempo do centenário (o que é uma vergonha).
Dia 14/7 só vai ter uma cerimonia para recolocar a águia no topo, mas as obras continuarão e o teatro vai continuar fechado. Acho que só reinaugura no final do ano ou em 2010.