segunda-feira, setembro 03, 2007

Blogs, babados e outros auês *

Essa confusão toda de Papel Pobre, Pop e Dri Spaca parece ter tomado conta do mundo top-blogueiro nesses últimos dias.
Muita gente já crucificou a Dri, outras a Rosana Hermann (blogzinho que me dá um soooono, por sinal) e outras o próprio pessoal do Pobre.

No final, virou guerra blogs novos x blogs velhos. Eu, graças!, visito os dois mundos e leio tudo o que gosto, mas parece que o pessoal old school criou grupinhos de amizade e não abre o horizonte por nada - acho essas panelinhas um sa-co.
(Sou tão antigo aqui que lia a Dri desde a época do Delícias Cremosas e o Papel Pop desde o Philipinas...aff!).

Pra quem diz que a culpa pelo fim do Pobre foi da Dri, garanto que essa percepção é ligeiramente equivocada: no início do blog, as duas Katys (que naquela época não tinham esse nome, óbvio - Sônia Abrahao e Angela Bismarck já fizeram parte desse imaginário) contavam com as próprias fotos no perfil da página, bem como divulgavam sua identidade pra quem eles achassem válido - até eu lembrava de um deles daquela época de ouro do fotolog.

Ou seja, eles nunca procuraram anonimato. Com o sucesso do blog - e a possibilidade de tomarem processos e cusparadas na rua - tiveram a decisão de esconder a própria identidade criando um personagem - atitude super válida e muito divertida.
Só não entendo como eles poderiam achar que ninguém sabia de nada. Extrema ingenuidade... será?

No mundo da internet, diga-se, é impossível se esconder pra sempre, por mais contraditório que pareça. Como disse a própria Rosana, todo mundo sabe quem são Tutty Vasquez ou MrManson. Algumas das Micheles eu sei quem são só juntando peças do quebra-cabeça. E até a Lindinalva, que nasceu oculta, já teve a identidade da patroa revelada ao pé-do-ouvido de muita gente (aliás, ela mesma se apresenta na hora da faxina - mas só pras íntimas, tsá?).

O que rolou, no fundo, foi uma mágoa de miguxa guardada e profunda.
E não existe nada pior do que mágoa de miguxa guardada, gente!

A Dri é da turma do Pop que, sei lá porque, achava o Pobre uma cópia. Na verdade, começou como uma sátira do blog original - mas nem todo mundo entende essa sutil diferença. Na época do Philipinas, aliás, o humor do Phelipe era bem mais ácido e criativo e o público era mais selecionado e inteligente - quem se lembra do auge do "Meu nome é Regina" sabe do que eu estou falando.
Hoje, ele é um profissional que escreve - e edita - a maior revista teen de um dos maiores grupos de comunicação do Brasil e, claro, tem outras atribuições e responsabilidades que transformaram a cara do blog (e não estou fazendo qualquer crítica, muito pelo contrário, fico feliz por ter acompanhado toda a evolução de uma simples página da web de um moleque carioca).
Na concepção da Dri, fazer a madita e revelar o suposto segredo era uma espécie de "troco" à cópia e à covardia em não mostrar a cara...

Aí que, na minha humilde opinião, o pessoal do Pobre amarelou.
Não tinha troco, covardia ou anonimato. Não havia sequer segredo! A coitada da Rosana só perguntou a identidade porque não acompanhou o blog desde o início.
Na boa, eles deveriam ter ca-ga-do pra revelação - desmentido, negado, sei lá... faz parte do jogo - e continuado leeeeendas com Katylene Beezmarck.

Uma coisa é alguém que começa um blog totalmente nas sombras ter sua identidade descoberta, sabe-se lá como. Outra é você ter completa consciência de que muita gente sabe do seu "segredo" e que isso pode vir à tona a qualquer momento, ainda mais quando o sucesso se torna incontrolável.
Não houve surpresas. No fundo, no fundo, não sustentaram.

----

Dando uma olhada no orkut da Katy, é divertido ver os comentários.
Gente de todos os tipos, idades, profissões, lugares, culturas, orientações sexuais pedindo pro menino voltar a escrever... Realmente um vício - só eu entrava 3 vezes por dia.
Uma pena o falecimento prematuro de um blog divertidíssimo que em tão pouco tempo lançou tendências, gírias, moda e comentários de muita gente inteligente. Me lembrou as LBFV do início.

E por sinal, não tem jeito melhor de medir a qualidade de um blog do que ver o nivel dos leitores - e os comentários de lá eram incríveis. Coisa que o Kibeloco tenta e não consegue de jeito nenhum sem apelação da ignorância da massa que o lê.
Espero que voltem.

* Devidamente inspirado no R. Villardo.

12 comentários:

TONY GOES disse...

Eu ainda sou novinho na blogosfera, e tô vendo que perdi muita coisa legal... mas também tô percebendo que, como em qualquer outro lugar, aqui não se fazem só amigos. Seu texto está super esclarecedor, e me ajudando a entender essa confusão toda. Ontem a Rosana Herman disse que o Daniel, uma das Katys, vasi trabalhar no Kibelouco. Um "novo" perfil do cara no Orkut confirma a informação, mas já me disseram que esse perfil é falso... Tá virando uma novela mais interessante do que saber quem matou Taís. Vamos aguardar.

Alberto Pereira Jr. disse...

realmente fiquei triste com o fim do blog Papel Pobre, havia o conhecido faz pouco tempo, mas entrava diariamente para ver as alfinetadas de Katylene.. eram ótimas...

Acho justo elas quererem preservar a identidade, mesmo que num passado não muito distante elas não ligassem pra isso.

Enfim, espero que a verve e o humor ácido sempre tenha espaço na blogolândia.

Unknown disse...

Assim como vc, espero que elas voltem, mais phenas e com um balde maior. Mas o que mais me incomodou é que mesmo sujeito à criticas, elogios e em um espaço aberto, não se tem total controle do que a própria pessoa cria/inventa/faz. Típico, feitiço contra o feiticeiro...
Certo que algo realmente aconteceu, seja para uma melhor, ou simplesmente medo...
Assim como vc, aguardaremos.

Leo Lazzini disse...

ahhhh gui, naum sei cara, nao sei mesmo... mas isso que vc falou ninguem ainda tinha dito e eu achei bacana: a katy podia ter desmentido, ter tirando a maior onda disso tudo e saido muito por cima.

outra coisa eh q se o pobre era uma copia do pop, a criatura superou o criador - eu acho o POP fantastico, mas na hora de entrar 3, 4 vezes por dia eu entrava era no pobre

Leo Lazzini disse...

ps: e falta um poco de katyguria pra dri sapeca neh?!

http://drispaca.blogspot.com/
2007/09/pronto-voltei.html

Know How disse...

ahhhhhhhh...eu perdi tudo isso??? como assim???

cadê as chineladas, a rodinha na rua, as galinhas passando e os cachorros latindo enquanto a vizinhança aplaude o ringue feito de terra???

hahahaha...já briguei muito na zona, mas aí, era questão de sobrevivência né? Puta viva ou morta...hahahaha

kisses

Anónimo disse...

foi o post mais inteligente escrito sobre o fim do Papel Pobre.

Alexandre Lucas disse...

Concordo com seu post (realmente inteligente) e estou fechado com a Dri Spaca nesta questão :)

Anónimo disse...

Três coisas do Rio que eu gosto muito: o Redentor, um gostosinho chamado Guilherme C. (sem comprometimentos heeh) e o PapelPobre.
Agora, só posso ter duas? :)

Renata disse...

não acho nada parecido com o papel pobre no mundo dos blogs. :/

Giselle Gray disse...

Ainda não desisti!!!
Quero a Katy de volta!

Campanha Volte Diva Katy
http://katylenebeesmarcky.blogspot.com/


kisses

Anónimo disse...

Filho, você falou tuuudo o que eu pensava sobre essa briga.