quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Carioca Lifestyle

Se o tempo de "lançador de tendências" do Rio não é mais o mesmo, é inegável que a cidade ainda continua administrando muito bem o seu famoso lifestyle. São Paulo conseguiu profissionalizar a moda e atrair quase toda a indústria e quase todo o dinheiro que a movimenta. Mas se a capital paulista é a principal origem de muitos setores como o tradicional jeanswear brasileiro e das marcas mudernérrimas que são a cara da cidade, o Rio mostra que seus voos alcançam muito mais que a badalada moda-praia. Prova disso é o sucesso de Maria Bonita, Isabela Capeto, Osklen e Animale nas passarelas da SPFW.

Mas já que estamos falando de época de Carnaval e visitas dos amigos de fora, não custa nada dar umas diquinhas do que está bombando e do que nós estamos usando ou ainda vamos usar. Afinal, querendo admitir ou não, todo mundo adora a ideia de ser um pouquinho carioca (e isso eu percebi com a loja da Osklen no Iguatemi mais lotada do que todas as outras às vésperas do Natal. Mandi? Sergio K?...oi?). E aproveitem, porque a maioria delas ainda está em liquidação!

A já citada Osklen é o maior exemplo, claro. É a menina-dos-olhos da moda carioca que conseguiu imprimir um estilo único a tudo o que faz. Destaque pras bermudas dessa coleção, que vieram especialmente lindas. Lindas também estão as bolsas de couro, tanto as masculinas quanto as femininas. Porém, o que incomoda na marca é o preço: pra muitas peças é desnecessariamente alto. Sem contar o truque de repetir a mesma estampa várias vezes chamando-a de vintage. Mas a Osklen, hoje, vende conceito (qual outra marca brasileira possui um relógio by H.Stern em suas vitrines?) e é por isso que a gente paga.

Outra que extrapolou os limites do Rio e já marcou presença tanto nas passarelas quanto nos armários do restante do país foi a Reserva. Eu sou suspeito, já que sou fã da marca desde o iniciozinho (lembro até quando a Julia Petit colocou uma foto de alguém em Sampa usando uma pólo e perguntou "de onde era aquele pássaro"...). Acompanhei também o significativo aumento dos preços durante as épocas de pré e pós-SPFW. Os destaques continuam sendo as lindas pólos e a cartela de cores que a marca usa em suas peças.

A Redley é outra grande marca carioca, mas que ainda não se aventurou em lojas próprias fora da cidade (só Vitória possui uma). Famosérrima nos anos 80/90, teve seu hype significativamente diminuído mas voltou repaginada nos últimos três anos. O preço é bem mais justo que o das anteriores, mas seu estilo ainda é essencialmente voltado ao surfwear. Destaque pras bermudas, calças e tênis. Aqui, o que incomoda é a linha de produção em massa: se usando uma peça mais bacana da Reserva na noite do Rio você encontrará poucas outras iguais, o mesmo não acontece com a Redley: serão 300 iguais a sua, sem contar as calças, casacos, bermudas, pochetes, mochilas e todas as possibilidades de objetos exatamente na mesma estampa.

No campo das novidades, fica a dica pro que está surgindo nas ruas do Rio: a Foxton é a nova queridinha da Zona Sul. Com lojas apenas em Ipanema e na Gávea e um estilo que se assemelha ao da Reserva, a marca traz lindos desenhos e um conceito bacanérrimo em suas roupas. E o melhor: o preço é super justo, pelo menos por enquanto.

E ainda tem a Ausländer – com lindas camisetas e estampas divertidas -, a Limits – que apesar da boa vontade, peca na modelagem das peças, já que tudo lá é enorme, ainda mais pra quem é pequeno igual a mim - e a Addict – um streetwear lindo e bem cuidado que virou febre da garotada dourada e skatista Zona Sul. Sua única loja fica no Leblon, em frente à Pizzaria Guanabara, e permanece aberta até altas horas acompanhando o movimento do Baixo -, além das tradicionais Complexo B e British Colony – a última, depois de um tempo afastada do varejo, voltou com tudo: a loja no Forum Ipanema tem uma das vitrines mais modernas da cidade. E parece que não para por aí...outro dia, recebi um mailing da nova coleção de uma marca até então desconhecida por mim, a Rei do Rio, que, pelas fotos, já chega com pólos e camisetas bacanérrimas.

Aproveitem. Porque apesar da crise, é essa a hora de gastar.

---

Observação unânime do último 00 (o único lugar da noite gay desta cidade onde absolutamente todos estão vestidos): ainda que se tenha visto uma osklenzinha ou uma limits bailando na pista, ou usava-se Reserva ou usava-se Foxton.

---

Ah! Os paulistas já sabem, mas não custa reforçar: a 2Meninos é uma multimarcas recém-inaugurada na Alameda Lorena com marcas inéditas em São Paulo – e muitas delas são cariocas! Valem a visita e as compras (e deixem um beijo pro casal mais que fofo Claudio e Glen, please).

3 comentários:

Celso Dossi disse...

Fiz uma compra bapho na Gang, me aguarde. ;)

Anónimo disse...

Mas nem a osklen sofre da quantidade, apesar do preço. Vide a bermuda de coqueiros, que é uma fortuna e toda 'beeecha' e bofe de ipanema tem. Fora as outras estampas da coleção do momento.

Alexandre Lucas disse...

Muito sucesso aos queridos Claudio e Glen =D