terça-feira, setembro 08, 2009

A Mais Feliz do Mundo

E a Parada do Rio foi adiada. Com festas marcadas, passagens compradas, o povo empolgado. E agora vem a organização do evento justificar o fato com a história da gripe suína.

Ok, o argumento seria possível se, primeiramente, tivesse sido o governo, que possui órgãos competentes pra isso, o autor dessa mudança ou pelo menos de uma recomendação para tal. Isso aconteceu em Juiz de Fora depois que o Governo do Estado de Minas cancelou todos os eventos que pudessem reunir aglomerações, como a Parada e Festas de Pecuária. No Rio, NADA foi, está ou será cancelado pelo Governo. Vamos combinar: os 20 dias que separam da nova data não são suficientes para se evitar uma epidemia.

Depois, é possível lembrar que a Parada do Rio tem um histórico de adiamentos e só há 2 anos ganhou uma data fixa, aproveitando o 12 de outubro. (Fixa até agora, né?)

Além disso, a programação oficial, incluindo o cartaz do evento, somente foi divulgada após o anúncio de mudança. Parece que a Organização responsável, quando não consegue dinheiro ou enfrenta dificuldades, resolve adiar tudo, mesmo faltando apenas pouco mais de um mês para tantas festividades. É compreensível que se busque patrocínio, ainda mais em um país difícil como o nosso, mas a mudança não parece correta diante de argumentos fracos.

Eu sei que quando se trata de um evento que deveria ter um forte lado social a questão econômica não deveria falar mais alto, mas o mundo é assim. Daí, cabe a pergunta: e como ficam os DJs boookados, as festas agendadas, as viagens marcadas? Apesar de ainda não divulgado, a TW traria dois DJs gringos para festas sábado e domingo, além de duas cantoras. Rosane já tinha soltado sua programação: r:evolution no Cais sábado, Pool no Aterro domingo (esta, por sua vez, já adiada). A Maxima e outras festas corriam por fora, de olho na sexta-feira e na quantidade de bees presentes na cidade.

É ruim quando a falta de transparência nos deixa com a pulga atrás da orelha e acaba prejudicando toda a imagem do evento. No último finde em SP, ouvi muitos “vou pra lá no dia 12, mesmo com a Parada cancelada!”. Espero que tenhamos mais um grande feriado badalado com sol e festas no Rio.

2 comentários:

Unknown disse...

Parada Gay adiada por causa da Gripe Suína...ok, mas Bienal do Livro onde vai geral em um ambiente "fechado", pode...é cultura!

Paulo disse...

dizem que foi retaliação contra uma certa festa que foi marcada para o mesmo dia e horário. verdade ou não, a produtora dessa festa manteve a edição marcada para a véspera, mas remarcou também a que estava marcada para o domingo.