quarta-feira, agosto 05, 2009

A Primeira Vez A Gente Nunca Esquece

Eu saio de carro todo fim-de-semana. E desde o início da Lei Seca tenho andado com o pé atrás, claro, porque não sou obrigado a perder a minha carteira e muito menos a passar a noite no xilindró. Daí que os táxis têm sido muito mais frequentes, assim como as noites sem porre. Além disso, ainda faço uso de algumas dicas: o horário de serviço é de 21 às 5 da manhã (nunca vi uma blitz depois de sair da The Week Rio, já que 7 é cedo pra mim) e em dias de chuva o trânsito é livre, sob o argumento dos riscos de acidentes com pista molhada.

Não sei se por sorte ou por esperteza, mas ainda não tinha sido parado em nenhuma blitz que leva o nome da nova lei. Pois é... no Rio elas são super presentes nas noites de quinta a domingo. Tão presentes que muitas vezes acontecem exatamente no mesmo lugar to-dos os di-as e, em sua maioria, são responsáveis por uma looongo engarrafamento, que pode ser visto de longe. E lá vou eu por "caminhos alternativos", já que mesmo não devendo nada, é um saco ser parado por um PM carioca - que sempre te proporciona aquela incrível sensação de segurança -, mostrar documentos e perder um certo tempo assoprando no canudinho.

Claro que nem tudo são flores: certa vez, quando Deus ajudou, estava absolutamente bêbado voltando de uma Noite Preta e dei de cara com uma logo depois da curva do Hotel Glória. Apesar do carro da polícia, dos reboques e do balão característico da blitz, não havia ninguém pra me parar - e me prender, claro.

Mas há algumas sextas-feiras, chegou a minha vez. Eu poderia ter ido pela Av. Niemeyer, já que essa blitz é praticamente fixa, mas não. Na saída do túnel Zuzu Angel, lá fui eu: "encosta!". Documentos ok, perguntei até se eu tinha que ir até o posto montado na calçada ou se o bafômetro viria até mim. Fui lá, assoprei e pronto: 0,0. Em menos de 2 minutos - e sem dor - eu estava liberado.

Nesse mesmo dia, ainda passei por outras 4 em questão de duas horas (incluindo na esquina de casa) mas não fui parado de novo. Concluí que é melhor andar na linha do que correr o risco...

---

Ficaadica do dotô: dias depois, um amigo advogado foi parado no Aterro, saindo da Lapa depois de uma(s) lata(s) de cerveja. Como não sabia se o bafômetro ia pegar ou não, resolveu não arriscar e se recusou a fazer o teste. Perde a carteira (o que aconteceria em todo o caso), mas não vai em cana.

8 comentários:

Daniel disse...

E ele consegue a carteira rapidinho de volta, mas vai ter que apelar pro Judiciário, enquanto esse artigo da lei não for declarado inconstitucional.

Infelizmente, a polícia carioca age com base em preconceitos e "profiling". Quem tem cara de bem nascido e não está fazendo a louca no trânsito, geralmente não é parado. Acho que tem uns 7 ou 8 anos da última vez que eu fui parado numa blitz. E ao todo, devo ter sido parado 3 vezes na vida.

ludo diniz disse...

Eu só fui parado uma vez na vida em blitz, com o carro recheado de cariocas bafônicos após um esquenta real no ano passado.
Ainda bem que ainda não havia lei seca...

Alexandre Lucas disse...

Não é mais simples pegar um táxi pra balada. Quem poder aquisitivo para um carro tem para o táxi. E as estatísticas mundiais mostram o número de vidas salvas.
No Brasil o número de mortes no trânsito ultrapassa o de muitas guerras.

tommie carioca disse...

Mas eu já vi blitz na Barra pegando um monte de mauricinhos "bem nascidos" e pattys "bem nascidas" tbm, ontem vi uma blitz as 22h em frente à TokStock, ali antes do TerraEncantada, tava lotada de carro parado, devia ser uma blitz pós-happy hour. Já me disseram que um dos "truques" é passar sem olhar nos olhos dos PMs e ficar conversando com a pessoa do teu lado. Eu - que devo ter cara de mal nascido - costumava ser parado, qdo apliquei a tática/superstição até que deu certo.

Daniel disse...

Aliás, acabei de descobrir isso. Muito útil.

http://twitter.com/LeiSecaRj

Anónimo disse...

NOSSA BEE COMO VC É FINA!! SAI DE CARRO TODO FDS?? TODO?? MAS TODO MESMO??? UIIIIIIIII QUE LOOOOSHOOOOO VC ESTÁ SEMPRE, SEMPRE SEMPRE A BORDO DE UM VEHICULOOOOOO? QUE M.A.R.A. HEIN MONA?? TO IMPRESSIONADA COM O SEU PODERIO GASOLINICO!!!!! ADOROOO!!! ME DÁ UMA CARONA??? BJOS TITCHIA MERCEDEZZZ

Tony Goes disse...

Esse twitter salvou nossa vida no último sábado! A caminho da TW Rio, desviamos no último segundo de uma blitz. Obrigadoooo!

Carolina Cris disse...

Eu já não confio mais no horario de funcionamento da blitz depois que um conhecido perdeu a carteira na cidade da musica as 7 da manhã!!! Prefiro dormir perdo de onde bebo ou beber perto de onde durmo, pq taxi pra minha casa é assalto!!!!
Saudade!!!