quarta-feira, agosto 05, 2009

A Primeira Vez A Gente Nunca Esquece

Eu saio de carro todo fim-de-semana. E desde o início da Lei Seca tenho andado com o pé atrás, claro, porque não sou obrigado a perder a minha carteira e muito menos a passar a noite no xilindró. Daí que os táxis têm sido muito mais frequentes, assim como as noites sem porre. Além disso, ainda faço uso de algumas dicas: o horário de serviço é de 21 às 5 da manhã (nunca vi uma blitz depois de sair da The Week Rio, já que 7 é cedo pra mim) e em dias de chuva o trânsito é livre, sob o argumento dos riscos de acidentes com pista molhada.

Não sei se por sorte ou por esperteza, mas ainda não tinha sido parado em nenhuma blitz que leva o nome da nova lei. Pois é... no Rio elas são super presentes nas noites de quinta a domingo. Tão presentes que muitas vezes acontecem exatamente no mesmo lugar to-dos os di-as e, em sua maioria, são responsáveis por uma looongo engarrafamento, que pode ser visto de longe. E lá vou eu por "caminhos alternativos", já que mesmo não devendo nada, é um saco ser parado por um PM carioca - que sempre te proporciona aquela incrível sensação de segurança -, mostrar documentos e perder um certo tempo assoprando no canudinho.

Claro que nem tudo são flores: certa vez, quando Deus ajudou, estava absolutamente bêbado voltando de uma Noite Preta e dei de cara com uma logo depois da curva do Hotel Glória. Apesar do carro da polícia, dos reboques e do balão característico da blitz, não havia ninguém pra me parar - e me prender, claro.

Mas há algumas sextas-feiras, chegou a minha vez. Eu poderia ter ido pela Av. Niemeyer, já que essa blitz é praticamente fixa, mas não. Na saída do túnel Zuzu Angel, lá fui eu: "encosta!". Documentos ok, perguntei até se eu tinha que ir até o posto montado na calçada ou se o bafômetro viria até mim. Fui lá, assoprei e pronto: 0,0. Em menos de 2 minutos - e sem dor - eu estava liberado.

Nesse mesmo dia, ainda passei por outras 4 em questão de duas horas (incluindo na esquina de casa) mas não fui parado de novo. Concluí que é melhor andar na linha do que correr o risco...

---

Ficaadica do dotô: dias depois, um amigo advogado foi parado no Aterro, saindo da Lapa depois de uma(s) lata(s) de cerveja. Como não sabia se o bafômetro ia pegar ou não, resolveu não arriscar e se recusou a fazer o teste. Perde a carteira (o que aconteceria em todo o caso), mas não vai em cana.

8 comentários:

Daniel Cassus disse...

E ele consegue a carteira rapidinho de volta, mas vai ter que apelar pro Judiciário, enquanto esse artigo da lei não for declarado inconstitucional.

Infelizmente, a polícia carioca age com base em preconceitos e "profiling". Quem tem cara de bem nascido e não está fazendo a louca no trânsito, geralmente não é parado. Acho que tem uns 7 ou 8 anos da última vez que eu fui parado numa blitz. E ao todo, devo ter sido parado 3 vezes na vida.

ludo disse...

Eu só fui parado uma vez na vida em blitz, com o carro recheado de cariocas bafônicos após um esquenta real no ano passado.
Ainda bem que ainda não havia lei seca...

Alexandre Lucas disse...

Não é mais simples pegar um táxi pra balada. Quem poder aquisitivo para um carro tem para o táxi. E as estatísticas mundiais mostram o número de vidas salvas.
No Brasil o número de mortes no trânsito ultrapassa o de muitas guerras.

tommie carioca disse...

Mas eu já vi blitz na Barra pegando um monte de mauricinhos "bem nascidos" e pattys "bem nascidas" tbm, ontem vi uma blitz as 22h em frente à TokStock, ali antes do TerraEncantada, tava lotada de carro parado, devia ser uma blitz pós-happy hour. Já me disseram que um dos "truques" é passar sem olhar nos olhos dos PMs e ficar conversando com a pessoa do teu lado. Eu - que devo ter cara de mal nascido - costumava ser parado, qdo apliquei a tática/superstição até que deu certo.

Daniel Cassus disse...

Aliás, acabei de descobrir isso. Muito útil.

http://twitter.com/LeiSecaRj

Anónimo disse...

NOSSA BEE COMO VC É FINA!! SAI DE CARRO TODO FDS?? TODO?? MAS TODO MESMO??? UIIIIIIIII QUE LOOOOSHOOOOO VC ESTÁ SEMPRE, SEMPRE SEMPRE A BORDO DE UM VEHICULOOOOOO? QUE M.A.R.A. HEIN MONA?? TO IMPRESSIONADA COM O SEU PODERIO GASOLINICO!!!!! ADOROOO!!! ME DÁ UMA CARONA??? BJOS TITCHIA MERCEDEZZZ

TONY GOES disse...

Esse twitter salvou nossa vida no último sábado! A caminho da TW Rio, desviamos no último segundo de uma blitz. Obrigadoooo!

Unknown disse...

Eu já não confio mais no horario de funcionamento da blitz depois que um conhecido perdeu a carteira na cidade da musica as 7 da manhã!!! Prefiro dormir perdo de onde bebo ou beber perto de onde durmo, pq taxi pra minha casa é assalto!!!!
Saudade!!!